Nesta data, 14 de novembro, foi descoberto o décimo planeta do Sistema Solar. Encontrado além da órbita de Plutão, foi batizado com o nome de uma das principais deusas Inuit, da mitologia dos esquimós do Ártico, Sedna.O Planeta Sedna, apesar de ter sido descoberto no ano 2003, só se tornou público em 15 de março de 2004. Ele é menor que a Lua e tem um diâmetro de 2 mil kilômetros. Fica numa região do espaço conhecida como Cinturão de Kuiper. É uma das regiões mais frias do cosmos.
Conta a lenda que a jovem Sedna morava em companhia de seu pai, um pescador. E apesar de ser muito cortejada, não se interessava por ninguém. Mas um dia uma gaivota com poderes mágicos a enfeitiçou e prometeu à seu pai que lhe daria uma vida de princesa. No entanto, ela foi forçada a viver num mundo de sujeira e miséria, além de ser tratada como uma escrava.
Tempos depois, seu pai fora lhe visitar e ficou chocado com o que viu. Imediatamente resgatou sua filha fugindo com ela para o mar. Os pássaros os perseguiram e atacaram o barco. Desesperado, pois não queria que os pássaros levassem sua filha, o pai jogou-a no mar enquanto tentava espantar as aves.
Mas Sedna não resistiu ao frio e morreu afogada. Seu corpo submergiu e alcançou as profundezas dos mares, na terra de Adlivum, submundo dos esquimós. Sua beleza encantou as almas e os seres marinhos que acabaram transformando-a em Senhora dos Mistérios.O culto à deusa Sedna rompeu fronteiras. Chegou à Groelândia e ao Alasca, pelo que se sabe. Ela rege as águas profundas dos mares e tem o domínio sobre a vida e a morte desempenhando o papel de protetora dos pescadores e dos navegantes.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
Olá Maria, que história triste. e o que os astrólogos falam desse planeta?
ResponderExcluirBom dia, Hely.
ResponderExcluirÉ uma história triste. E existem outras, mas esta era a menos triste. Em outras histórias, Sedna, teria gerado todos os animais marinhos.
Quanto ao Planeta, até o momento parece que os astrólogos não quiseram incorporá-lo aos mapas.
Talvez ainda seja muito cedo. É preciso estudá-lo mais.
Beijo e boa quinta pra ti!
Sedna nos ensina a não ficar no papel da vítima... Sedna é uma Deusa poderosa e fala de resiliência, superação, além, é claro de encarar com altivez as consequencias de seus atos. É uma Deusa cultuada por diversos povos e em cada um ela tem um nome diferente, mas o seu arquétipo continua. Sedna é a Deusa Rainha das Ãguas Profundas. Seu pai, para que não subisse na embarcação decepou-lhe os dedos das mãos e depois os braços. Seus membros deram origem às focas, baleias e animais marinhos, que servem de subsistência. Quando a caça se torna predatória, Sedna se enfurece e suprime esses animais do povo, que deve demonstrar respeito e amor pela vida para que a eles seja novamente permitido caçar os seres marinhos. É muito linda ela!!
ResponderExcluirNina, que bom saber mais sobre essa deusa, seu arquétipo e seus valores. :)
ResponderExcluir